UNIMA







 UNIMA (Union Internationale de la Marionette) é uma Organização Não Governamental Internacional, beneficiam de um estatuto consultivo junto da UNESCO, reunindo pessoas de todo o mundo, que contribuem para o desenvolvimento do teatro de bonecos para servir esta arte valores humanos, incluindo a paz ea compreensão entre os povos, independentemente de sua raça, credo político ou religioso diversidade de suas culturas, em conformidade com os direitos fundamentais dos seres humanos, conforme definido na Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
UNIMA existe para promover a arte do teatro de bonecos em:
1) Estimular, através de todas as formas possíveis de comunicação, contatos e intercâmbios entre as marionetes de todos os países continentes.
2) Ao organizar congressos, conferências, festivais, exposições e concursos, ou dando apoio UNIMA.
3) Ao ajudar os membros da organização para garantir seus interesses democráticos, trabalhistas e legais de enquadramento econômico das suas atividades; UNIMA pode recomendar ou apresentar propostas às autoridades competentes.
4) O impulso para a formação profissional.
5) Com a ampliação da investigação histórica, teórica e científica.
6) Manter vivas as tradições, percorre com a renovação da Arte da Marioneta.
7) Ao propor o boneco como uma ética educacional e estética.
8) Ao participar no trabalho das organizações internacionais que tenham objetivos similares.
 A União Internacional da Marioneta, UNIMA (Union Internationale de la Marionnette), foi fundada em Praga no ano de 1922. Em 1981, Jacques Felix transferiu a sua sede para Charleville-Mézières, França. Existem filiais nacionais um pouco por todo o globo, de que são exemplo: POA (Puppeteers of America / Marionetistas Americanos), PUK (Puppetry UK / Arte da Marioneta do Reino Unido) , en:UNIMA Australia , UNIMA-Portugal (União de Marionetistas Portugueses) e ABTB/UNIMA BRASIL (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos/ Centro Unima Brasil) que representam a manipulação da marioneta como uma forma de arte nos respectivos países. O Centro para a Arte da Marioneta (en:Center for Puppetry Arts) é a sede da UNIMA nos Estados Unidos da América, filial fundada por Jim Henson em 1966.
O próximo Congresso Mundial da UNIMA será em 2012 em Chengdu ou Chengtu  é uma cidade do sudoeste da China, capital da província de Sichuan. Tem cerca de 4.6 milhões de habitantes. É um pólo económico e cultural. Cidade muito antiga pois já existia no século V A.C. 

Secretaria-Geral de l'UNIMA - 10, Cours Aristide Briand - BP 402-08107 Charleville-Mézières - França
Tel: +33 (0) 3 24 32 85 63 - Fax: +33 (0) 3 24 32 76 92 - Website: http://www.unima.org
Email Presidente: president@unima.org - Email Secretário-Geral: sgi@unima.org

História da UNIMA

A crônica de UNIMA - Associação Internacional de Puppeteers - começa em Praga, na Tchecoslováquia, 20 de maio de 1929, no V Congresso de fantoches Checa, eventos que foram convidadas personalidades da Bulgária, França, Jugoslávia, Áustria , a Roménia ea União Soviética.
Neste ambiente acolhedor, a idéia de fundar uma associação internacional que nasceu. O UNIMA (Union Internationale de la Marionette), muito rapidamente, além do pequeno círculo de amigos para se tornar uma organização global. Note-se, como parte da história das culturas, o UNIMA foi a primeira estrutura internacional do teatro.
Os primeiros membros da UNIMA não podia manter por muito tempo a freqüência de suas reuniões: depois de Praga, veio para uma reunião em Paris, mais uma vez em 1929 e outra em Liège, em 1930. Mas ao lado de Ljubljana em 1933, foi o último antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939.
No entanto, mesmo a guerra e não consegue quebrar as relações que as marionetes foram estabelecidas, mesmo que suas reuniões eram organizadas secretamente urdido pela mais surpreendente, eles foram necessários para manter esses contatos vivo. Assim, "o teste de fogo" desse período de guerra que foi testada a força indestrutível e solidariedade que caracteriza o início da história UNIMA.
Em 1957, novamente liderado pelo Checa, teve lugar a primeira reunião do período pós-guerra-UNIMA. No Congresso de Praga de atividades UNIMA foram revividas e este evento encerrou com a Guerra Fria, pelo menos para os fantoches.
O UNIMA, desde seu início, tem sido uma extraordinária organização: ele tentou aplicar os princípios democráticos, de acordo com os seus estatutos, sem nunca perder a sua humanística e amigável, e ainda ser capaz de tomar decisões importantes necessárias para a realização de seus projetos. Isto não foi sempre fácil, sobretudo numa Europa dividida entre Oriente e Ocidente, depois de 45.
A força da UNIMA foi e continuará a ser registrado em que a capacidade de superar todos esses problemas.
Durante os anos sessenta, uma nova geração de membros da UNIMA estabeleceu novas regras de funcionamento da União Europeia. Novos estatutos permitiu a criação de Centros Nacionais e comissões internacionais que assumiu o desenvolvimento das diversas actividades de UNIMA. Assim, pelo seu crescimento muito, UNIMA transformou um grupo de amigos em uma moderna e eficiente.
Desde a guerra, doze congressos foram organizados pelo UNIMA, todos associados com os principais festivais internacionais de cinema. Em 1980, o Congresso ficou pela primeira vez fora da Europa, em Washington, capital dos Estados Unidos. E em 1988 o primeiro congresso realizou-se na Ásia, em três cidades no Japão (Nagoya, Iida e Tóquio).
Em 1992, o Congresso Ljubljana, Eslovénia, trouxe um revival da Constituição e um forte desejo de fazer uma associação UNIMA viva e atraente para as novas gerações de profissionais e entusiastas.
Entre os projetos, houve um não ajudar apenas aqueles que queriam aumentar seus conhecimentos e habilidades na arte do teatro de bonecos, mas também para incentivar a cooperação em novos campos de exploração, por exemplo, nas áreas de educação, formação, educação e terapia.
Desde os anos 80, assistimos a uma explosão de novos centros e membros de todos os continentes dos novos Centros forjaram novos grupos territoriais, por exemplo, as Comissões da Ásia-Pacífico e América Latina, criada para facilitar a comunicação e suporte para novas responsabilidades.
Após quarenta anos de presença em Praga, o UNIMA mudou de sede pela primeira vez: a Secretaria mudou-se para Varsóvia, na Polônia, onde permaneceu por oito anos.
Então, em 1980 a sede foi transferida para Charleville-Mézières, em França, um lugar já famoso pelo seu festival de mundo. Desde então, esta cidade não é apenas o local para a UNIMA, mas também do Instituto Internacional de Marionetas e Ecole Superieure des Arts de la Marionette. A Secretaria-Geral conduzirá suas atividades em um local espaçoso, onde poderá encontrar os visitantes regulares de todo o mundo.
Uma das tarefas mais difíceis que UNIMA decidiu realizar é de escrever e publicar uma enciclopédia, já em andamento. Com o apoio da UNESCO, a publicação da "Enciclopédia do Mundo de Marionetas Artes" não só atingir um sonho antigo dos fundadores do UNIMA, mas também representam todos os fantoches e os milhares de amantes do teatro, uma única fonte e prova de reconhecimento da importância deste ramo das artes do espectáculo.
O UNIMA, recentemente promovido à categoria de organização não-governamental (ONG) ligada à UNESCO, já percorreu um longo caminho desde o seu início e hoje goza de grande prestígio no mundo cultural. Com a energia ea boa vontade dos seus membros, o seu futuro parece brilhante.