sexta-feira, 29 de abril de 2016

CLORIS DALY - UMA DAS FUNDADORAS DA ABTB RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Em 27 de Abril de 1973, foi fundada a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - ABTB, no Rio de Janeiro, através da iniciativa de Cláudio Ferreira, Daisy Schnabl, Virgínia Valli, Maria Luiza Lacerda, Oscar Bellan, Carmosina Araújo e outros, muitos deles atuantes até hoje. A ABTB foi, até o advir da internet, o grande elo dos bonequeiros brasileiros com o que acontecia no universo do teatro de animação no mundo inteiro. Era através de jornais, folhetos, informativos, que todos ficavam sabendo dos festivais, cursos e outras notícias do Brasil e do mundo.
A ABTB é membro da UNIMA. Essa organização não governamental, membro da UNESCO, foi fundada em 1929 na cidade de Praga na Tchecoslováquia. Sua sede atual é em Charleville-Mezières, cidade da França, localizada a alguns quilômetros de Paris. A Union Internationale de la Marionnette - UNIMA congrega marionetistas de todo o mundo e só esteve inativa durante a 2ª. Guerra Mundial.
A ABTB, além do incentivo da formação dos núcleos regionais e associações estaduais, realizava também um festival internacional. O Festival de Teatro de Bonecos da ABTB acontecia em diferentes regiões do Brasil reunindo, durante 10 dias, grupos do Brasil e do exterior, numa maratona de espetáculos, oficinas, mesas de debates e palestras. Essa era a principal ferramenta de formação e intercâmbio que existia no Brasil. A partir dos festivais da ABTB, foram surgindo então outros estaduais e municipais, hoje mundialmente conhecidos
Além disso, a ABTB editou anualmente, até 1990, a revista Mamulengo, única publicação deste gênero no Brasil. Os festivais e as publicações contribuíram, efetivamente, para a formação de uma geração de bonequeiros, que por sua vez formaram outros, num efeito cascata. Fatores econômicos foram decisivos para a extinção da Revista Mamulengo e dos festivais da ABTB. A entidade continua a cumprir sua missão, sendo o elo entre a Unima e os bonequeiros brasileiros, que podem usufruir, por ex. de programas de formação oferecidas por esta.
Clorys, além de fundadora da ABTB, também foi a fundadora e diretora do Circo Marionetes Palhaço Malmequer, depois chamado de Circo Marionetes Malmequer e finalmente Circo Marionetes Bem-Me-Quer. Depois foi chamado de Cia. Era Lota Produções Artísticas e, mais recentemente, Clorys Daly Produções Artísticas.
Clorys e seu grupo foram inspiradores e formadores de diversos bonequeiros que hoje atuam no Brasil e sempre se engajou no movimento bonequeiro brasileiro e nas ações da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. A ABTB agradece aqui a oportunidade de estar representada na cerimônia que aconteceu em 28 de abril de 2016, pelo seu Tesoureiro, José Carlos Meirelles
A ABTB se sente honrada em ter a Clorys como uma de suas sócias fundadoras.




Nenhum comentário: