quarta-feira, 12 de novembro de 2014

logo caixa



Olá! 
Foram prorrogadas (até o próximo domingo dia 30) as inscrições para os cursos de teatro de animação com bonecos e teatro de sombras que acontecem em janeiro de 2015 
na Serra Gaúcha no espaço Vale do Arvoredo, confira no link:  https://espacoderesidenciaartisticavalearvoredo.wordpress.com/


Caixa do Elefante Centro Cultural de Projetos e Pesquisas
abre inscrições para cursos de formação durante o verão 2015
Os cursos acontecem em regime de residência intensiva na Serra Gaúcha



Caixa do Elefante Centro Cultural de Projetos e Pesquisas abre inscrições para cursos de formação artística e técnica norteados pelo intenso convívio em regime de residência intensiva. As aulas, programadas para janeiro de 2015, ocorrem no Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo, em Morro Reuter (RS), e integram o cronograma de atividades da companhia, patrocinada pela Petrobras.

Os encontros, divididos em dois cursos, abordam a formação prático-teórica do ator do Teatro de Animação, integrando a sensibilização dos sentidos, o aperfeiçoamento criativo da mente e do corpo e o contato com a natureza, proporcionando uma vivência repleta de estímulos, emoções e significados aos participantes.

Os cursos têm apoio da CAL - Comissión para América Latina de la UNIMA (Union Internationale de la Marionnette).

Curso 1 - "Desdobramentos do corpo: técnicas ilusionais para autonomia ficcional no objeto animado", com a companhia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, de 05 a 11 de janeiro de 2015. Ministrantes: Mário de Ballentti, Carolina Garcia e Paulo Balardim. Carga horária: 60h.

O curso destina-se aos estudantes e profissionais do teatro, performance e dança, objetivando a prática aprofundada de técnicas corporais do ator para a simulação de vida autônoma no objeto teatral animado, num trabalho de imersão artística.

São seis dias de intensa atividade física, com exercícios que focam tanto o conhecimento proprioceptivo quanto o desenvolvimento da coordenação motora e o aprimoramento de técnicas ilusionais específicas para bonecos (em sua mais ampla acepção). Dentre essas técnicas, acentua-se o trabalho interpretativo do ator e os princípios elementares à manipulação, tais como eixo, foco, ponto fixo, economia de meios e dissociação de movimentos.

Curso 2 - "Territórios Desconhecidos: Práticas e estudos sobre a linguagem do teatro de sombras contemporâneo", com a Cia Teatro Lumbra de Animação e Clube da Sombra, de 24 a 30 de janeiro de 2015. Ministrantes: Alexandre Fávero e Fabiana Bigarella. Carga horária: 60h.

Este curso promove vivências para a sensibilização dos sentidos com o escuro, o silêncio, o espaço e o tempo, e é voltado aos estudantes, profissionais e técnicos do teatro, dança, performance, educação, cinema, iluminação e artes plásticas.

Através da imersão artística, os ministrantes propõem como foco a investigação da linguagem do teatro de sombras como uma forma, um gênero que se desdobra em distintos conhecimentos transversais, complementares e não só como a mera reprodução de técnicas tradicionais do teatro de sombras.

As experimentações têm como ponto de partida a sensibilização dos sentidos e a consciência corporal na percepção do espaço, da escuridão, do silêncio e das interferências por meio de materiais que produzam imagens e sons com força dramática. O trabalho instigará o participante a criar, refletir e encontrar nas dúvidas e nos questionamentos uma forma de potencializar novas investigações.

Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo é um projeto desenvolvido pela Caixa do Elefante Centro Cultural de Projetos e Pesquisas, associação cultural sem fins lucrativos, que pretende dar suporte às criações em arte, formação e capacitação, pesquisas, encontros e intercâmbios entre artistas de variadas áreas (dança, circo, teatro, música, cinema, literatura). O espaço Vale Arvoredo está situado numa área com quatorze hectares de mata nativa, num dos principais polos ecos-turísticos do sul do Brasil, a Serra Gaúcha. 

O principal intuito do projeto é propiciar um encontro profundo dos artistas com a natureza, de tal forma que colabore na expansão das potencialidades criativas e cognitivas humanas, fomentando um sentimento de pertencimento e respeito ao ecossistema.

INSCRIÇÃO
Seleção através de análise curricular. A inscrição deve ser efetuada até o dia 20 de novembro no blog http://espacoderesidenciaartisticavalearvoredo.wordpress.com/

LOCAL
Espaço de Convívio Artístico Vale Arvoredo - Morro Reuter / RS

Mais informações: 

A CIA CAIXA DO ELEFANTE É PATROCINADA PELA PETROBRAS.

Nenhum comentário: