domingo, 1 de setembro de 2013

"Quem vai brincar os babaus de Mestre Inaldo?"

Mestre Inaldo de Mari PB, deixou seus familiares, seus amigos, seus fãs, seu público, seus bonecos de babau e foi brincar no céu. 
Em São Saruê onde vive tudo que se imagina...
Quando morre um mestre, além da saudade ele deixa sua arte como uma semente,
mas se o mulungu nasce do chão o babau nasce das mãos de quem o brinca.
Quem vai brincar os babaus de Mestre Inaldo?
Inaldo Brincou os bonecos de seu Mestre Antônio Babau mas deixa uma mala de bonecos a espera de quem queira continuar o brinquedo.... A falta de interessados em continuar sua arte é proporcional a falta de apoio governamental aos brincantes.
Outrora centro das atenções populares o babau ocupou as  praças das cidades do interior e os terreiros dos sítios e fazendas mas com a chegada da televisão se viu recolhido a pequenas salas, quintais e raramente é convidado para uma função... Essa difícil situação em que se encontra o Babau se estende para os Brincantes como mestre Inaldo que morreu em situação de completa exclusão social assistido apenas pelos familiares e amigos mais próximos.
É preciso mudar essa situação! O Grupo Boca de Cena http://bocadecenateatrodebonecos.blogspot.com.br/     conhecido defensor do Babau e seus Mestres com apoio da Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba vem realizando com muito esforço um trabalho de valorização e fortalecimento do Babau. 
A morte de Mestre Inaldo e de muitos outros anônimos mestres não podem levar de nós a alegria de viver e de brincar os bonecos, por isso a Abtb - Associação Brasileira de Teatro de Bonecos http://abtb-centrounimabrasil.blogspot.com.br/   apoia iniciativas como essa do Boca de Cena cobrando do Estado e dos governantes ações como a que esta em curso coordenada pelo IPHAN  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de reconhecimento do Babau e de todo teatro popular de bonecos como patrimônio cultural brasileiro o que nos abrirá uma porta a mais para apoio aos mestres através de políticas de salvaguarda. http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17868&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 
Tudo para que a partida de Mestres como Inaldo não signifique o fim também do brinquedo de Babau. 
Honrar a herança recebida de um mestre é dar continuidade a sua obra!
Viva o Babau da Paraíba
Viva mestre Inaldo e seus bonecos encantados!


-- 

Logo
www.mamulengo.org
http://abtb-centrounimabrasil.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: