sexta-feira, 27 de setembro de 2013

 

Interação entre cultura e educação é tema de seminário na Câmara dos Deputados

 








Debater e propor ações que articulem educação e cultura, alinhando metas e ações dos planos nacionais desses campos é o objetivo do seminário “Construção de um plano articulado para Cultura e Educação”, que será realizado pelas comissões de Cultura e de Educação no dia 1º de outubro, às 14h, no Plenário 10 da Câmara dos Deputados.

A ideia é tratar a importância da integração dos saberes artísticos e culturais no processo de formação do conhecimento – debate que vem ganhando espaço no País. Desde 2011, o Ministério da Cultura (MinC) desenvolve ações em prol de uma Política Nacional de Integração entre Educação e Cultura, com vistas ao reconhecimento das artes e da cultura como elementos estratégicos à qualificação da educação pública no Brasil. Nesse sentido foi criado o programa Mais Cultura nas Escolas, parceria entre o MinC e o Ministério da Educação para promover o encontro entre os saberes em escolas públicas espalhadas por todo o País.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), presidente da Comissão de Cultura e autora do requerimento para a realização do seminário, é importante fazer reverberar no Congresso essa discussão para seu fortalecimento. 

O deputado Ângelo Vanhoni (PT/PR) compactua com a ideia. O parlamentar apontou uma proposta que vem ganhando força na Comissão de Educação, da qual também é membro: a destinação de 30% do plano nacional do setor para a educação integral. Segundo ele, experiências europeias mostram que esse é o caminho para a integração dos saberes e avanço da educação no País.

Para ampliar essa discussão foram convidados: Pedro Pontual, da Secretaria de Mobilização Social da Presidência da República; Romeu Weliton Caputo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação; Maria das Vitórias Negreiros do Amaral, presidente da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Faeb); Chico Simões, membro do Conselho Nacional de Política Cultural; Selvino Heck, coordenador do Plano Nacional de Educação Popular da Secretaria da Presidência da República; Juana Nunes, diretora de Educação e Comunicação para a Cultura da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura; Malvina Tuttman, do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação; e Manuela Braga, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Também foram convidados os poetas GOG e Elisa Lucinda para mediar os debates.


 

Seminário:

 “Construção de um plano articulado para Cultura e Educação”


Dia: 01/10, às 14h
Local: Plenário 10 – Câmara dos Deputados


 

Programação:

Seminário “Construção de um plano articulado para Cultura e Educação”


14h – 14h20 - Abertura: deputada Jandira Feghali e deputado Gabriel Chalita

Mesa I
14h20 – 15h35
Coordenação: deputado Ângelo Vanhoni
Moderador: Genival Oliveira Gonçalves, o GOG – poeta
Convidados: Pedro Pontual – Secretaria de Mobilização Social da Presidência; Romeu Weliton Caputo – Secretário de Educação Básica/MEC; Maria das Vitórias Negreiros do Amaral pela Federação de Arte/Educadores do Brasil (Faeb); e Chico Simões – membro do Conselho Nacional de Política Cultural.

Mesa II
15h35 – 16h50
Coordenação: deputada Jandira Feghali
Moderadora: Elisa Lucinda
Convidados: Selvino Heck – coordenador do Plano Nacional de Educação Popular da Secretaria da Presidência; Juana Nunes – diretora de Educação e Comunicação para a Cultura – SPC/MinC; Malvina Tuttman – do Conselho Nacional de Educação do MEC; e Manuela Braga, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

16h50 – 17h20 – Debate

17h30 – 18h – Lançamento da publicação “Um plano articulado para Cultura e Educação”, da Diretoria de Educação e Cultura do Ministério da Cultura.



Informações:Christiane Peres
Comissão de Cultura
Câmara dos Deputados
christiane.peres@camara.leg.br
61 3216-6944
http://blogoosfero.cc/comculturanacamara
Twitter: @culturanacamara
Facebook: /comculturanacamara

 

Nenhum comentário: