terça-feira, 24 de setembro de 2013

Fuzuê no Piauí | 3º Festival Nacional de Teatro de Floriano

GEDC0628

No dia 19 de Setembro, cerca de 200 olhares curiosos se encontraram no Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano – Piauí, para assistir a apresentação do Espetáculo de Bonecos Mamulengos “Fuzuê no Sertão Encantado”, na programação do III Festival Nacional de Teatro | Pontos de Cultura e Grupos Independentes. 

DSC_1359DSC_1369

Todos ficaram maravilhados com a performance dos 07 bonecos criados no Rio Grande do Sul com a estética do Mamulengo Nordestino e a manipulação delicada feita por Leandro Silva e Diane Barros. Com a proposta, o Grupo Fuzuê Teatro de Bonecos e o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo vem afirmar que o Teatro Popular de Bonecos não é só patrimônio do Nordeste. É patrimônio cultural de todo o Brasil! 

1292885_1827977074009667_843014046_o

O espetáculo foi indicado pelo júri para Melhor Direção, na categoria Infantil e recebeu o Troféu de Participação “Fracisco Pellé”.

Nosso agradecimento especial à toda Equipe do Festival, a Leandro Anton, coordenador do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e da Rede de Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, que acompanhou nossa participação no Festival, à Marion Santos, Júlia Santos e Vera Oliveira, que fizeram nossa produção e à mestra bonequeira Klênia Komes, que cuidou de nosso som e luz, durante a apresentação.

DSC_1363

Em sua terceira edição, o Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos Independentes reuniu profissionais de todo o país. Durante a programação, cerca de 26 espetáculos do Brasil se apresentaram, além de oferecer palestras, oficinas e workshop aos envolvidos com o festival, tanto para grupos participantes quanto para o público formador de plateia.

"É muito importante ter no Piauí um evento de grande porte como o Festival, que fomenta a cultura e valoriza tanto grupos iniciantes como profissionais", explica César Crispim, do Grupo Escalet, um dos responsáveis pelo evento.

Esse ano, o evento homenageou o ator e diretor piauiense Francisco Pellé  e contou com espetáculos de diversas regiões do Brasil, tendo apresentações de peças infantis, infanto- juvenil, monólogos, além de espetáculo de rua e em palco italiano.

O festival proporciona aos grupos participantes um dialogo entre as culturas de diversas regiões do País, permitindo assim que se conheça um pouco o que cada região está produzindo culturalmente, além de promover um reencontro entre amigos e amantes da arte popular brasileira.

“São diversas linguagens e culturas diferentes e as oficinas oferecidas proporciona que os grupos se aprofundem no conhecimento daquela linguagem”, afirmou Monica Macedo que é integrante da Companhia Oxente, que participou no Festival com o Espetáculo Anáguas.

O 3º Festival Nacional de Teatro contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Floriano, Governo do Estado do Piauí e da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, através do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: