quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Leandro Silva é contemplado com Bolsa de Residência Artística e Interações Estéticas em Pontos de Cultura 2012, promovido pela FUNARTE

Lego   Bolsa de Interações Estéticas

O artista bonequeiro Leandro Silva foi contemplado com uma Bolsa de Residência Artística e Interações Estéticas em Pontos de Cultura 2012, promovido pela FUNARTE, com o projeto “Fuzuê – O Teatro de Bonecos e suas Convergências na Comunidade”. O projeto será executado no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, em Porto Alegre – RS.

Leandro Silva é educador popular, artista bonequeiro e membro da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos / ABTB – Centro UNIMA BRASIL. Desde 2006, dedica-se a difundir o teatro de animação em comunidades do Nordeste e pesquisar suas convergencias com temas sociais, como educação, saúde, promoção da cidadania e defesa dos direitos humanos.

Sobre o Projeto

O projeto pretende desencadear um processo de trocas de experiências, pesquisa, criação e produção artística entre o artista residente e jovens do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre – RS), refletindo as diversas vertentes do Teatro de Animação – Teatro de Bonecos, Teatro de Objetos e Teatro de Máscaras – e suas convergências e contribuições para o desenvolvimento social comunitário nas áreas de Educação, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Ecologia.

Este processo se desenvolverá num prazo de 06 (seis) meses, através da residência do artista no Ponto de Cultura e a formação de um grupo de convivência com os participantes, que cumprirão uma vasta programação de trocas e reflexões estéticas, criação e pesquisa com teatro de animação, com foco no Boneco Brasileiro, o Mamulengo, e a apresentação de um produto final: um festival de teatro de animação (Festival Animado), com duração de 05 dias e aberto ao público. As atividades durante a programação incluem: oficina de formação artística em teatro de animação (teórica e prática), produção teatral, rodas de conversas e pesquisas em grupo.

O nome “fuzuê” é uma expressão muito corrente no Nordeste que significa “festa, bagunça, movimento”. Traduz o clima da convivência entre os participantes e destes com a comunidade durante o processo de execução do Projeto. A convivência grupal e a construção coletiva será a base metodológica do Projeto. Ao final, esperar-se que os participantes se reconheçam como agentes comunitários e líderes atuantes, aptos a utilizarem o teatro de animação como instrumento de promoção da cidadania, bem como que continuem, através de um Núcleo Coletivo, multiplicando a experiência.

Sobre o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo – Porto Alegre – RS

Em convênio com o Ministério da Cultura, através do Programa Cultura Viva, a OSCIP Guayí desenvolve o projeto de um Ponto de Cultura na região do Cristal voltado a promover alternativas de produção cultural e audiovisual além de capacitação na área de tecnologia da informação para jovens. Este projeto conta com um Conselho Gestor Comunitário. O Quilombo do Sopapo busca incentivar e desenvolver ações comunitárias com jovens que integre arte, cultura, cidadania e economia solidária, estimulando a afirmação dos direitos e construção de uma cultura de não violência.

A Guayí - Realizadora do projeto Ponto de Cultura

A Guayí, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), executa em Porto Alegre (RS) o projeto Ponto de Cultura, financiado pelo Ministério da Cultura/Governo Federal para promover a diversidade cultural brasileira. O projeto é desenvolvido pela Guayí em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul - SINTRAJUFE/RS, SERPRO, Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e com a Região Cristal, representada por diversas organizações.

Para maiores informações, acesse: http://quilombodosopapo.blogspot.com.br/ ehttp://www.guayi.org.br/

Sobre a Bolsa de Residência Artista e Interações Estéticas 2012

Realizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, a Bolsa Interações Estéticas tem como objetivo apoiar projetos de diferentes segmentos artísticos por meio do intercâmbio cultural entre artistas das diversas regiões do Brasil e a rede de Pontos de Cultura. A premiação foi dividida em duas categorias: Criação e Experimentação, com 41 contemplados; eContinuidade, com 11 contemplados.

Mais informações: http://www.funarte.gov.br/interacoesesteticas/

Em 2012, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/MinC apresentam a quarta edição do edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura.

Iniciado em 2008, no formato Prêmio, o Interações Estéticas passa agora a ter o nome de Bolsa, possibilitando a realização de projetos de diferentes segmentos artísticos por meio do intercâmbio cultural entre artistas de diversas partes do país e a rede de pontos de cultura.

Em suas três edições, 347 projetos foram contemplados abrangendo todas as regiões do país e as variadas linguagens artísticas.

Com esta iniciativa, a SCDC e a Funarte objetivam contribuir para a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento do processo de democratização cultural em nosso país.

Sobre os pontos de cultura: http://www.cultura.gov.br/culturaviva/

Sobre o Centro de Programas Integrados: http://www.funarte.gov.br/portal/centro/artes-integradas/sobre/

Nenhum comentário: