segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CAIXA CULTURAL SP APRESENTA A EXPOSIÇÃO ‘GEPETOS DE PRAGA’


Mostra apresenta a arte viva das marionetes da República Tcheca

“Gepetos de Praga” é uma exposição lúdica e interativa sobre a arte e a tradição secular de confecção e manipulação de marionetes na República Tcheca. O evento acontece na CAIXA Cultural SP, de 29 de setembro a 02 de dezembro de 2012, com entrada gratuita e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O objetivo da mostra é aproximar o público brasileiro da cultura tcheca por meio de cerca de 100 peças de diferentes artistas clássicos e contemporâneos daquele país, que realizaram seus trabalhos, desde a primeira metade do século XIX até os dias de hoje. As peças evidenciam o processo construtivo, seus principais representantes, importância e detalhes desta arte secular. A cenografia se inspira no universo imaginário, permitindo livre circulação e interatividade.

Durante a exposição, também será exibido um vídeo que mostra o ambiente dos artistas, detalhes construtivos e de manipulação das marionetes. E o artista tcheco Pavel Truhlář, especializado na arte das marionetes, participará da abertura da mostra, ministrando palestras sobre o assunto e fomentando a troca de experiências e culturas entre profissionais brasileiros e tchecos.

Este projeto conta com o apoio do Consulado da República Tcheca no Brasil, Ministério da Cultura, Governo Federal e Caixa Econômica Federal.

OFICINAS

Monitores treinados recebem o grande público e orientam sobre as marionetes. Em horários pré-determinados, serão oferecidas pequenas oficinas com técnicas de construção e manipulação de marionetes.
Uma atenção especial será dada a visitação de escolas onde os monitores envolverão os educadores nos processos. Há agendamentos especiais para escolas.

PALESTRAS

O artista tcheco Pavel Truhlář oferecerá cinco palestras na primeira semana de exposição. Duas destas palestras serão dedicadas ao Encontro de Bonequeiros com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os profissionais da área.

SERVIÇO:

Abertura para convidados e imprensa: dia 29/09, às 11h.
Visitação: de 29 de setembro a 02 de dezembro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP.
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas
públicas: (11) 3321-4400.
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário: