terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Projeto Memória - Museu do Boneco Animado

Cultura
As atrizes bonequeiras Tadica Veiga e Sandra de Souza e seus bonecos contam um pouco da história da trajetória do Museu do Boneco Animado
Evento teve a participação da Banda Marcial de São José dos Pinhais
Diversas atividades foram promovidas durante o dia para animar os participantes
Apresentações encantaram pessoas de todas as idades
24/10/2008
Prefeitura realiza atividades em comemoração ao aniversário do Museu do Boneco Animado

Uma extensa programação cultural marcou as comemorações do oitavo aniversário do Museu do Boneco Animado de São José dos Pinhais, nesta sexta-feira (24). Localizado no Centro da cidade, o Museu do Boneco Animado é considerado um marco dentro do desenvolvimento e propagação da cultura bonequeira no Estado do Paraná.

Realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, o evento teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de aproximação da cultura com a comunidade do Município.

Representando o prefeito Leopoldo Meyer, a secretária de Cultura, Lucimar Zanon, enfatizou a importância da magia e encanto criados pelos bonecos fazem com que crianças, jovens e adultos se emocionem. A secretária também parabenizou a todos os envolvidos pelo trabalho realizado em prol da cultura de nossa cidade.

Para a coordenadora artística do Museu do Boneco Animado, Tadica Veiga, estar à frente do Museu é um desafio constante que demanda disposição, alegria e paixão. “Esta magia e encantamento que o boneco tem faz tudo valer a pena. Todos os envolvidos no projeto são pessoas que acreditam em fadas, papai noel, mas que, principalmente, acreditam nas pessoas”, enfatizou.

A comemoração contou com diversas atividades realizadas ao longo do dia voltadas aos mais diversos públicos. Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares tiveram a oportunidade de conhecer o Museu e um pouco do trabalho desenvolvido no local. O evento teve, ainda, a participação da Banda Marcial de São José dos Pinhais que sob a regência do maestro Jeferson Mauda executou o Hino Nacional Brasileiro e outras composições que animaram os participantes.

Histórico – Idealizado e criado pela Cia dos Ventos, através da Secretaria de Cultura, o Museu do Boneco Animado de São José dos Pinhais, criado em 29 de junho de 2000, é o primeiro museu do gênero no País.

O Museu nasceu como movimento do projeto “O Boneco e a Sociedade”, que coloca o boneco em vários segmentos da sociedade ajudando na transformação da cultura, da educação, do turismo, da saúde, do meio ambiente e da social economia.

Com uma diversidade de estilos e técnicas de bonecos, o Museu oferece aos visitantes, numa iniciativa inusitada, a possibilidade do contato direto com sete técnicas de bonecos e a oportunidade de manipulação de bonecos.



Publicado por: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais 

Nenhum comentário: