terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PROJETO MEMÓRIA

7º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas - Santa Catarina

Jaraguá do Sul, SC – 7, 8 e 9 de outubro de 2010.

Local: Centro Cultural da SCAR

Promoção: SCAR e UDESC

O 7º Seminário de Estudos sobre teatro de Formas Animadas será realizado no Centro Cultural da SCAR em Jaraguá do Sul em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e tem como tema central: Cenários da criação do Teatro de Formas Animadas.

A idéia é refletir sobre processos de criação, ações formativas/eventos, e mudanças que vêm acontecendo em diferentes contextos brasileiros nos dez primeiros anos do Séc. XXI. A definição deste tema de estudos é fundamental porque é possível registrar, no período (2000-2009) no Brasil, um conjunto de atividades e iniciativas sobre o teatro de formas animadas que merecem reflexão tais como: a multiplicação de festivais e eventos que tem dado grande visibilidade a essa arte; o fortalecimento e consolidação do trabalho de grupos de teatro revelando o aprofundamento e o domínio da linguagem do teatro de animação; a hibridação de espetáculos que, cada vez mais, rompem as fronteiras do teatro de bonecos; a contaminação do teatro de atores com elementos da linguagem do teatro de animação. Ao mesmo tempo, o mercado e a circulação de espetáculos impõem exigências, o que nos remete a pensar sobre em que medida isso interfere nos processos criativos dos artistas e grupos.

A idéia é reunir artistas, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de grupos de teatro, para analisar diferentes contextos, situações, tensões e mudanças que acontecem atualmente no modo de fazer e pensar o teatro de formas animadas. Refletir sobre esses cenários, destacando conquistas e problemas a serem superados certamente contribui para o maior conhecimento da arte do teatro de animação no Brasil.

A programação do Seminário terá seis palestras/conferências abordando diferentes aspectos do tema Cenários da criação do Teatro de Formas Animadas.

As inscrições são gratuitas e serão distribuídos certificados aos participantes do evento. Os interessados poderão se inscrever pelo e-mail: projetos@scar.art.br

10º Festival de Teatro de Formas Animadas de Jaraguá do Sul – SC.

Data: 06 a 09 de outubro de 2010.

Realização: SCAR

Apoio: UDESC

A cidade de Jaraguá do Sul realizará, pelo décimo ano consecutivo, o Festival de Teatro de Formas Animadas. Serão 4 dias de intensa programação com espetáculos do Brasil e do exterior. Além das apresentações nos dois teatros do Centro Cultural da SCAR a programação inclui a exibição de espetáculos em praças, asilos, escolas e fábricas.

O Festival de Jaraguá do Sul se caracteriza pela junção de 3 atividades associadas: apresentação de espetáculos, realização do Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas e lançamento da Revista Móin-Móin Nº 7. Neste ano o tema central do Seminário e da Revista é Cenários da criação do Teatro de Formas Animadas.

Ao organizar as 3 ações simultaneamente, a Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul - SCAR e a Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC pretendem estimular a fruição de espetáculos e contribuir para ao aprofundamento da reflexão sobre a arte do teatro de formas animadas. Desse modo, diversão e estudo, apreciação e análise de espetáculos são atividades indissociáveis.

Os grupos de teatro interessados em participar do festival podem apresentar propostas para o seguinte endereço: projetos@scar.art.br

Nenhum comentário: