quinta-feira, 30 de outubro de 2008

ATEBEMG - NOTÍCIAS



O projeto da ATEBEMG, aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em dezembro de 2007, vai ser realizado a partir do próximo mês. O Projeto – Garimpo de Histórias - será apoiado pela empresa Vallourec & Mannesmann e realizado nas cidades de Curvelo, Bocaiúva, João Pinheiro e em Belo Horizonte, onde, além de espetáculos serão realizadas oficinas de montagens, palestras, envolvendo todos os associados e seus grupos. Dentro das atividades está previsto também além da manutenção de nossa sede, um curso de dramaturgia para todos os associados. Quem quiser saber detalhes do projeto, entre em contato conosco (atebemg@gmail.com).

Fechamos a parceria com o SATED/MG e a partir de agora os interessados em se profissionalizar como ator/bonequeiro, serão avaliados por uma comissão formada por membros da Atebemg, representantes de grupos não associados convidados e atores. As normas, testes e demais exigências serão elaborados pela Atebemg. É mais um passo para tornar nossa profissão mais respeitada em suas especificidades.

Notícias Enviadas pelos Grupos

Grupo Matraca

Após diversas apresentações em outubro em escolas e shoppings o grupo apresentará no Teatro Vânia Campos em Itaúna dia 04 de novembro o espetáculo Safári de Histórias - Direção de Dayse Belico - Adaptação livre do texto de Conceição Rosière

O Grupo Matraca prepara no momento um novo espetáculo infantil que tem o nome provisório: "O último que chegar no Museu é a mulher do padre." O texto original é de Cauê Salles e está sendo adaptado por Dayse Belico, que também assina a direção. No elenco: Juliana Palhares, Lissandra Guimarães e Cauê Salles. A estréia está prevista para fim de novembro.

Cia. Fabulosa

O primeiro trabalho desta companhia, que é formada de bonequeiros talentosos e já com muitos anos de trabalho será ¨João e o Pé de Feijão”, com estréia marcada para 22 de novembro em Belo Horizonte.

Grupo Aldeia

O Grupo Aldeia Teatro de Bonecos marcou presença na Primeira Festa Nacional de Animadores de bonecos, organizado por Jorge Crespo em Angra dos Reis. Com o espetáculo YEPÁ AVÓ DO MUNDO, o Aldeia se apresentou ao lado de vários Grupos de toda parte do país e ganhou o 2º lugar com Yepá, Avó do Mundo. Foi um momento muito especial, cheios de bonecos, trocas, trovas e chuva....muita chuva!

Aldeia no YOUTUBE:

Grupo Kabana

De agosto a dezembro de 2008 o Grupo Kabana percorrerá 10 cidades de Minas Gerais com o espetáculo de teatro de rua Eh Boi (espetáculo com atores e bonecos) e uma Oficina de Teatro de Rua, 20 hs, destinada a grupos das cidades selecionadas. E continuam também apresentando O Conto da Ilha Desconhecida, baseado na obra de José Saramago, com direção de Tião Vieira e Mauro Xavier. O espetáculo encanta o espectador pela sutileza da história, pela delicadeza dos bonecos feitos com cabaças, pela música, pelo clima de cumplicidade criado entre atores e platéia, que se deixa levar pela fantasia e pela imaginação.

Cia Navegante – Teatro de Marionetes

Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Brasília - A Cia Navegante – Teatro de Marionetes participou do Festival Internacional de Bonecos de Brasília, levando a exposição que conta sua trajetória e apresentando o espetáculo baseado nas obras literárias de Ângelo Machado, "Que Bicho Será?", com bonecos construídos a partir de materiais naturais como cabaça e sementes.

Roteiro das Artes – Cultura em Rede - 18/10 (sábado) às 20h - Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo - espetáculo MUSICIRCUS

Entrada: Franca

Mostra Resultado – Oficina de Bonecos - Espaço Cultura Navegante – Ateliê Catin Nardi - 24 e 25 /10. A Oficina de Criação e Construção de Bonecos foi realizada durante o Festival de Inverno de Ouro Preto / Mariana 2008. A partir de pesquisa realizada pelo marionetista Catin Nardi, os bonecos são construídos com a matéria-prima pet. Completando esse trabalho, foi desenvolvida no Ateliê Catin Nardi, a oficina de Interpretação Teatral com bonecos. A Mostra é o resultado dessas atividades.

Mostra Mineira de Arte Contemporânea - 20/11 - SESC Pompéia – São Paulo. A Cia Navegante apresenta na Mostra Mineira de Arte Contemporânea promovida pelo SESC Pompéia – SP. O grupo apresentará o Cortejo Bloconeco e Banda Navegante com os bonecos anões gigantes. Além disso, apresentação de 03 caixas de teatro lambe-lambe.

Associação Oficina Roda Terra

Bonecos Gigantes de Brasópolis – Residindo nesta cidade, o arquiteto bonequeiro Gustavo Noronha, com vinte anos de experiência em teatro de animação, integrando o Giramundo nos anos 90, criou e coordenada um grupo de jovens que constroem bonecos gigantes e fazem desfiles locais, e em outras cidades de Minas e do Brasil.

Os desfiles ao longo dos anos se tornam mais teatrais, pois os manipuladores começam perceber a dimensão do impacto que a presença dos BGBs estavam causando neles, na comunidade e principalmente nas crianças, por isso, o que era uma diversão sem compromisso passou a ser uma diversão com profissionalismo. Os jovens de forma voluntária levam o desfile de bonecos para os distritos distantes do município e em entidades filantrópicas, este importantíssimo interesse dos adolescentes pelo projeto vem da forma “radical” da manifestação artística, pela sua inovação, ousadia e perspectiva de profissionalismo.

Atualmente, metade dos manipuladores são adolescentes entre 16 e 24 anos, muitos tinham apenas 10 anos quando viram os primeiros BGBs e hoje são integrantes de um time de “gigantes”, com ensaios, apresentações, compromissos por várias cidades de Minas e do Brasil, e, agora com o patrocínio da Petrobrás, com remunerações.

Tamanduá sem Bandeira

Rafael Sol, estará se apresentando no Parque Ecológico Vale Verde – em 13 de novembro, com o Literatura de Cordel.

Grupo Girino Teatro de Formas Animadas

Continua em circulação pelo interior o espetéculo ¨O Homem do Saco¨ do grupo Girino.

Grupo Caixa 4

Enquanto aguarda a captação do projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o grupo continua sua pesquisa sobre os tropeiros, que servirá de base para a montagem ¨Tropeiros, a última viagem¨.

Um comentário:

Grupo Teatro Solleo disse...

Um 2010 cheio de patrocínios e oportunidades realizáveis pra todos nós!